Neste ano de 2018, resolvi reunir algumas competências adquiridas com a experiência profissional e mudar um pouco o rumo das coisas. Trabalho em redação desde 2001 (web-rádio, rádio, sites, portais e revistas), quase sempre com algum envolvimento com a música – se não entrevistando artistas, produzindo conteúdo nos mais diversos formatos.
Sabemos que a mídia tradicional está com um espaço muito reduzido para falar sobre música de uma maneira abrangente. Hoje, páginas de Facebook sobre música brasileira, por exemplo, tem mais alcance e relevância do que veículos mais tradicionais. O campo digital tem demanda e necessidade de um conteúdo mais apurado, até por parte das páginas dos próprios artistas. Se um artista não traz informações fundamentais nos seus perfis online, tem menos potencial de aparecer do que outros que tem suas páginas mais munidas de conteúdo.
Assim surgiu a ORFEU DIGITAL, agência que aplica conceitos de marketing digital à carreira na música. A ideia é trabalhar com conteúdo de uma maneira amigável para que o alcance do artista aumente sem a necessidade de grandes investimentos em mídia. O trabalho inclui criação e curadoria de conteúdo para publicação em uma periodicidade que faça os perfis, organicamente, alcançar mais pessoas do que o normal. Além disso, existe a possibilidade também da atuação como um RP digital, ou seja, a apresentação do trabalho do artista para gerenciadores de páginas, perfis e influenciadores que possam falar sobre ele e ajudar a aumentar esse alcance.
O jornalismo cultural se adapta aos novos tempos ao invés de morrer, como muitos defendem. O conteúdo nunca foi tão importante para um artista. E se há menos espaço para publicação, façamos nós mesmos. 🙂
Leia meu artigo no LinkedIn, onde eu também digo o que o marketing digital NÃO PODE fazer por sua carreira – é importante destacar que esse trabalho é uma ferramenta importante, mas não resolve todos os problemas.
Olá como vão?
Aqui é Luiz Miranda da banda Chimpanzé Clube Trio.
Gostaria de saber se vocês também prestam este serviço direcionado para América do norte e Europa?
Obrigado pela atenção.
Luiz, como vai?
Sim, um conteúdo online pode ser direcionado pro público de uma região específica. Estou te mandando um e-mail para falarmos com mais detalhes. Obrigado pelo contato. 🙂