9 soluções para que o jornalismo seja a profissão do presente – e do futuro

Reprodução

O momento não é fácil. Para quem ainda sonha em trabalhar no jornalismo mais tradicional, de redação, as oportunidades estão cada vez mais raras. As redações que não fecharam, diminuíram. As que não diminuíram, têm de dar conta de atender dois, até três veículos diferentes ao mesmo tempo.

Mas para quem procura outros caminhos no jornalismo, há espaço. Não é apenas o otimismo que nos faz enxergar as oportunidades na comunicação, mas também a observação do mercado e as modalidades que são criadas ou se transformam com o tempo.

Em setembro, São Paulo vai receber mais uma edição da Social Media Week, evento internacional que traz novidades, cases e reflexões do universo digital, a casa do jornalista que quer reinventar a profissão. Seja nas redes sociais ou no marketing, ainda há um jeito de contar boas histórias e praticar um bom jornalismo.

A Orfeu Digital estará na Social Media Week no dia 13/9, 15h, para apresentar os seus cases e suas soluções com o tema “O músico como seu principal veículo de comunicação”. A entrada é grátis, mas a organização vende ingressos antecipados para a garantia do lugar – no dia, pode ser que a fila de espera para a sala esteja grande e você perca o conteúdo.

Separamos 9 apresentações da Social Media Week 2018 que apresentam novos caminhos para o jornalismo. Veja a lista abaixo:

O jornalismo sobreviverá?
10/09/2018 12h
Rodrigo Hornhardt, Chefe de redação do Jornalismo do SBT
Quais indícios nos permitem dizer que o jornalismo continuará existindo? Os caminhos que já apareceram e os que devem aparecer. Novas formas de receitas; de consumo de informação e produção de conteúdo. A certeza da sobrevivência das histórias bem contadas e do jornalismo investigativo. O que diferencia o jornalista dos outros produtores de conteúdo? O público precisa do jornalismo?

Análise de Redes Para Quem Sempre Teve Medo de Perguntar (O que é)
10/09/2018 18h
Janderson Toth, pesquisador na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, e Pedro Meirelles, analista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados
Você já se deparou com uma imagem cheia de traços e pontos sem saber exatamente o que eles significavam? A análise de redes tem se popularizado bastante nos últimos anos, sendo utilizada até em grandes jornais impressos, portais de notícias e como ferramenta do jornalismo investigativo. Nesta palestra, apresentamos o básico para quem sempre teve curiosidade de entender (e aplicar no dia a dia).

Vídeos irresistíveis para as redes sociais
11/09/2018 19h30
Camila Augusto, jornalista com passagens pela Globo, Record TV, SBT e Rede TV!
Usando habilidades do telejornalismo, desenvolvi um curso que ajuda as pessoas a gravarem vídeos (gravados e lives) com formato, linguagem e conteúdo adequados para a web – YouTube e redes sociais. Palestra para empreendedores e empresários que visam se aproximar de seus clientes usando a capacidade de conexão de vídeos nas redes sociais.

Como o marketing digital salvou a profissão do jornalista
13/09/2018 09h
Fernanda Lage, especialista em conteúdo digital da Inbox Comunicação
Jornalismo digital desponta como o grande aliado do marketing digital. O jornalismo de conteúdo especializado veio para salvar a profissão do jornalista e tem espaço para todos. Saiba a importância do conteúdo para o novo marketing, como produzir conteúdo para blogs, empresas e até mesmo em causa própria. Como ganhar reputação, seguidores e clientes produzindo conteúdo. Para jornalistas e afins!

Como transformar seu estilo de vida em conteúdos atraentes
13/09/2018 12h
Giane Gatti, jornalista e produtora de conteúdo no segmento de vida saudável
Os jornalistas têm um enorme repertório para apurar informações e contar histórias incríveis. E é isso que as marcas buscam. Saiba como eu me reinventei como jornalista e transformo meu estilo de vida ligado a vegetarianismo, meditação e sustentabilidade em conteúdos que, cada vez mais, atraem pessoas que procuram uma vida saudável.

O músico como seu principal veículo de comunicação
13/09/2018 15h
Marcos Lauro, estrategista da Orfeu Digital
A imprensa cultural tradicional mal dá conta de cobrir lançamentos, relançamento e notícias, de fato, relevantes da música. A saída é o investimento em marketing digital. Um músico com uma boa rede, bem gerenciada, que conte suas novidades e apresente seu trabalho de forma direta, se torna o seu principal veículo. Na palestra, cases da Orfeu Digital e outros para músicos e jornalistas culturais.

Como jornalistas podem atuar (e empreender!) com Marketing Digital
13/09/2018 16h30
Almir Rizzatto, jornalista, fundador da agência RZT Comunicação
O jornalista tem tudo para ser um dos maiores beneficiados com esta nova era da comunicação digital. Falta apenas ele mesmo despertar para isso. O objetivo desta palestra é conscientizar e mostrar todas as diversas possibilidades que os jornalistas têm para trabalhar com Marketing Digital, seja na prestação de serviços ou no empreendedorismo.

Nicho ou bicho? Produzindo conteúdo segmentado
13/09/2018 19h30
Elis Amancio, jornalista, consultora, palestrante e escritora
Vamos falar sobre a importância de entender nichos de mercado e como produzir conteúdo que dialogue com este público. A ideia da palestra é ser um bate-papo entre a palestrante e os participantes abordando cases reais. Também falaremos sobre personas, técnicas e ferramentas que podem auxiliar o cotidiano de quem produz conteúdo para as Redes Sociais!

Mídias Digitais para mercados tradicionais: Como as mídias digitais contribuem para a evolução das viagens de ônibus no Brasil
14/09/2018 18h
Natália Melo, coordenadora de comunicação do ClickBus
Nesta palestra falarei sobre como o digital mudou o tom da conversa de um mercado tradicional como é o de viagens de ônibus: com estratégia, planejamento, propósito, conteúdo e coerência, o mercado rodoviário brasileiro nunca esteve tão próximo dos viajantes. Usarei como case as experiências e aprendizados da ClickBus, que mostram que apostar no novo traz ótimos resultados. Embarque comigo nessa!

3 respostas para “9 soluções para que o jornalismo seja a profissão do presente – e do futuro”

  1. Muito oportuno. Sou Fred Ghedini, jornalista e presidente da Associação Profissão Jornalista. Estamos preparando reportagem sobre o mercado de trabalho para Jornalistas. Gostaria de conversar com alguém do Orfeu para esta pauta. Por favor, enviem-me o nome e contato da pessoa. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *