Marco Mattoli, mais samba e menos rock

“Samba do Marcos”. É. Você não leu errado. O novo álbum de Marco Mattoli se chama mesmo “Samba do Marcos”, com essa letra ‘s’ a mais no final. “É mais um toque paulista. Ninguém aqui consegue me chamar pelo meu nome de batismo, o italianíssimo Marco. Sempre falam ‘Marcos’. Aí achei divertido pensar que ‘Marcos’ seria essa minha persona artística no samba”, explica o músico.

Continue lendo “Marco Mattoli, mais samba e menos rock”

9 soluções para que o jornalismo seja a profissão do presente – e do futuro

Reprodução

O momento não é fácil. Para quem ainda sonha em trabalhar no jornalismo mais tradicional, de redação, as oportunidades estão cada vez mais raras. As redações que não fecharam, diminuíram. As que não diminuíram, têm de dar conta de atender dois, até três veículos diferentes ao mesmo tempo.

Mas para quem procura outros caminhos no jornalismo, há espaço. Não é apenas o otimismo que nos faz enxergar as oportunidades na comunicação, mas também a observação do mercado e as modalidades que são criadas ou se transformam com o tempo.

Continue lendo “9 soluções para que o jornalismo seja a profissão do presente – e do futuro”

Cases – Ativismo e representatividade nas redes

A Orfeu Digital foi responsável pela comunicação online do Instituto Cultural De Tradição E Memória Do Samba De São Mateus, uma ONG responsável por valorizar as raízes da cultura brasileira, com especial atenção às influências africanas. Para isso, o Instituto realiza oficinas e eventos com regularidade em sua sede como uma forma de ativismo para atrair a atenção da população que mora a região.

No último mês de março, a entidade da zona leste de São Paulo realizou uma roda de samba e de conversa com o tema “Mês das Mulheres”, com, pelo menos, 30 mulheres importantes e influentes de São Mateus e região.

Para divulgar o evento, a ideia foi publicar, na página do Facebook, as minibiografias de algumas dessas mulheres, para que o público conhecesse as suas histórias e experiências. Cerca de 20 delas toparam a proposta e tiveram seus perfis publicados.

O objetivo foi atrair a atenção para o evento e contar histórias que causassem identificação, especialmente no público alvo do evento, o feminino.

Veja reproduções de alguns dos posts abaixo:

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Inovação e criatividade nas redes sociais

Qual a importância da inovação no trabalho em ambiente digital? Quem ganha a disputa inovação x criatividade?

Em setembro, estarei na Social Media Week São Paulo para falar sobre a comunicação digital com foco nos artistas da música. Assim que a data e o horário forem confirmados, publico aqui no site.

O artista e o posicionamento político nas redes

Você diria "não" para esse rapazinho só porque ele fala muito sobre política em suas letras?
Você diria “não” para esse rapazinho só porque ele fala muito sobre política?

Ninguém escapa da política. Se antes, se pensava que a prática da política estava delimitada a alguns profissionais da área, chamados de “políticos”, hoje fica mais claro que a política faz parte do dia a dia de todo cidadão – e até a opção de não se interessar por política se torna um ato político, já que aquele ser optou por ser governado. O artista, como uma boa antena que saca o que está acontecendo na sociedade do seu tempo e transforma em arte, também está inserido nesse contexto. Afinal, ele também é um cidadão e, assim como eu e você, paga boletos, vota (ou não, se for um anarquista) e tudo mais o que se faz no dia a dia. Mas e o artista como figura pública, no contato direto com seu público (especialmente nas redes sociais), deve falar de política? Como saber se seu público se interessa por assuntos mais aprofundados ou apenas quer se divertir com sua música? Em gêneros fundidos em movimentos sociais, como o punk rock e o rap, essa discussão se torna mais fácil. Mas e quando o artista não é ligado a movimentos desse tipo? O que fazer?

Continue lendo “O artista e o posicionamento político nas redes”

Cases – Ação #VeraFischerNoTwitter

Sim, nosso foco é em música. Mas como uma agência, a ORFEU DIGITAL está apta para fazer ações também em outras áreas.  No dia 27 de julho, fomos convidados para participar de uma ação com a atriz Vera Fischer que, em boa forma, volta às telas e está ativa nas redes sociais. A ideia foi fazer uma entrevista online com a atriz usando a tag #VeraFischerNoTwitter. O assunto foi o 10º mais comentado na rede social naquele dia.

Clique na imagem abaixo e veja o resumo do papo, que contou também com o apresentador Fefito:

#VeraFischerNoTwitter

O que é Orfeu Digital?

O que o marketing digital pode fazer por sua carreira na música

Orfeu Digital - Logo
Orfeu Digital – Agência de conteúdo e Marketing Digital

Neste ano de 2018, resolvi reunir algumas competências adquiridas com a experiência profissional e mudar um pouco o rumo das coisas. Trabalho em redação desde 2001 (web-rádio, rádio, sites, portais e revistas), quase sempre com algum envolvimento com a música – se não entrevistando artistas, produzindo conteúdo nos mais diversos formatos.

Continue lendo “O que o marketing digital pode fazer por sua carreira na música”

A Copa do Mundo chegou!

E chegamos ao final da segunda temporada desse #podcast. E como a Copa do Mundo está aí, o assunto é esse mesmo. Convidamos o jornalista e escritor Chico Bicudo, autor de Crônicas Boleiras, entre outras empreitadas, para fazer um panorama sobre o principal torneio do futebol – claro que futebol brasileiro e o Santos Futebol Clube não ficaram de fora do papo!

Para ouvir os programas anteriores, acesse http://www.marcoslauro.jor.br/.

Agradecimento especial à Rádio Vozes, que abriu espaço para este podcast nessa segunda temporada. O lance agora é planejar a terceira temporada, que pinta ainda em 2018.

Produção: Orfeu Digital.